Sunday, September 02, 2007

Rituais de celebração

Desde que aqui estou, nesta América profunda, tento observar as diferenças no quotidiano das pessoas daqui em relação ao que estou habituada. A possibilidade de observar estas diferenças in loco é que fazem valer a pena estar tão longe daquilo que estou habituada; a oportunidade de compreender, absorver e respeitar a diversidade. O que me surpreende mais são os 'rituais de celebração' dos eventos ao longo do ano. Ainda não chegámos ao grande momento do ano - o Natal - mas já consigo perceber que estes rituais tornam-se também uma forma de interacção no local de trabalho.
Na passada 6ª feira, logo pela manhã, ao entrar num dos corredores de acesso do departamento, o meu olfacto não me enganou: cheirava a pipocas! Viro à esquerda e entro no corredor principal do departamento, onde estão três dos quatro aceleradores lineares do departamento de radioterapia e vejo pequenos sacos transparentes de plástico com pipocas e no meio do branco amarelado das pipocas - na certa, eram pipocas com açúcar - cores vivas sobressaíam. Depois, consegui perceber que essas cores vivas correspondiam aos pequenos chocolates m&m's. Que estes pequenos sacos seriam depois oferecidos pelos técnicos de radioterapia aos doentes, após o tratamento, já eu sabia. Nos outros rituais de celebração que já presenciei, havia sempre algo doce para se oferecer aos doentes. Agora, a minha dúvida era: que celebração seria esta que me estava a escapar? Mas, sem ter a necessidade de perguntar, consegui deslindar o caso. Estes rituais de celebração são levados a preceito pelas pessoas, i.e. como as enfermeiras e os técnicos de radioterapia têm como fardas conjuntos de calças e camisas que podem ser de qualquer cor, motivo e feitio, nestas ocasiões, eles aparecem trajados 'a rigor'. E o evento a celebrar é o início da época do futebol americano e eles usavam camisas vermelhas e brancas com o nome 'Nebraska' ou da equipa que apoiam. Pelo S. Valentim, as técnicas de radioterapia usaram camisas cheias de corações, pela Páscoa, vi camisas com coelhos, etc etc. Mas é um facto que estas roupas são muito mais agradáveis ao olhar que o tradicional branco.
Obviamente, estes rituais de celebração são sempre acompanhados por comida e bebida "típicas" americanas. Por isso, hoje trouxe do supermercado milho e óleo vegetal e deliciei-me com as minhas pipocas salgadas, que é como eu gosto delas.
- Maggs -

No comments: