Thursday, September 13, 2007

Credit score

É difícil explicar o que não se entende, por isso, tentarei o meu melhor para explicar esta história do credit score. Aqui, contei que tive de deixar um depósito de 75 dólares na empresa que me fornece o serviço de internet, visto eu não ter um historial de crédito. Tentando mudar isso, fui aconselhada que a melhor maneira de começar a fazer o meu historial de crédito seria através da aquisição de um cartão de crédito.
Lá voltei à questão retórica de "quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?" pela dificuldade em obter o cartão visa: não tem historial de crédito; mas se não tenho historial de crédito, como posso então começar? Porém, o banco onde tenho conta decidiu contemplar-me com um secured visa card. Este cartão visa difere dos outros porque o valor do plafond no cartão tem de estar sempre disponível na minha conta a prazo. ... Quanta magnanimidade perante esta pobre criatura que quer construir um historial de crédito porque já não pode ouvir mais o comentário que "não tem historial de crédito" que mais parece "para nós, é como se não existisse".
Nas minhas pesquisas na internet sobre este tipo de cartão de crédito, encontrei a seguinte afirmação: que eu saberia que o meu historial de crédito estava no bom caminho a partir do momento que começasse a receber cartas com "ofertas" de cartão visa sem necessidade de ter este depósito de segurança. E existirá para mim, interrogo-me, maior ambição que a de finalmente passar a ser um número (de segurança social) com um historial de crédito???
Bem, com a preocupação de criar e manter um bom historial de crédito, mal recebi a carta com a ordem de pagamento da prestação das despesas efectuadas com o cartão, apressei-me a mandar o cheque no envelope que tinham enviado. Umas boas horas mais tarde, fiquei atordoada porque tinha a certeza que não tinha colocado o selo no envelope e eu não fazia a mínima ideia se o envelope era pré-pago ou não. E continuo inclinada a pensar que o envelope não era pré-pago. Não tenho visto disso aqui.... Mas hoje confirmei que o cheque chegou a bom porto e que o meu crédito está a florescer. Agora, ficarei na dúvida existencial até ao próximo extracto para ver se o envelope é pré-pago ou não. Provavelmente, virá uma despesa de 41 cêntimos para eu liquidar.
Pelo que percebi, quanto maior for o valor do credit score mais facilmente se consegue obter crédito para compras a prestação porque o vendedor sabe que 'não os deixaremos pendurados'. Por outro lado, os juros aplicados variam em função do credit score, por isso, nem me passa pela cabeça comprar algo a prestação nos próximos tempos.
- Maggs -

2 comments:

Anonymous said...

Boa!

Estás a entrar no sistema capitalista.

Daí à bolsa de valores vai um petit rien.

bjnhs

Arega & Cª

Maggy Fragoso said...

Arega & Cª

Vou ser se tiro um curso de finanças para assim entrar em grande no mercado da bolsa de valores!

Bjos!