Thursday, September 13, 2007

Rádio de Cabo Verde


Passei esta última semana na míngua da rádio de Cabo Verde. Estando aqui na América profunda, esta situação levou-me a grandes inquietudes de alma.
Agora mesmo estou a ouvir o inconfundível Bana e já não estou aqui, em Omaha, mas sim, à beira-mar sentindo o cheiro a maresia, ouvindo o gargalhar das crianças que mergulham nas ondas do mar, observando a vendedeira que apregoa doces, água de côco ou manguinhas, ouvindo o som do cavaquinho que ressoa em mim vezes sem conta.
Nunca senti tanto a 'dor da saudade' tal como estou a senti-la neste ano aqui em Omaha. Por outro lado, são estes momentos que nos fazem ir mais além no conhecimento de nós próprios e dos nossos limites. E aqui, em Omaha, confirmo o que eu dizia a meia-voz quando estava em Londres: 'para sabermos para onde vamos, temos de saber de onde viemos'.
E no meu caso pessoal, é a minha ligação forte, vibrante com Cabo Verde que me faz ir mais além, que me faz procurar novos desafios, novas metas... porque sei que nesta minha jornada universal, cada vez mais me aproximo daqueles 'dez grãozinhos de terra'.
- Maggs -

4 comments:

Anonymous said...

Pois...
Quem não tem passado não tem futuro. Isto é o que eu digo mais vezes para justificar o facto de me sentir´(e ser de facto) sénior (viste o eufemismo?).

A mãe fez hoje exame ao coração. Está tudo ok. 'tou contente.

Hoje pus no google o teu nome. Saiu-me um paper de Nebraska sobre Monte-Carlo. Gostei. Gosto de ter uma amiga em plena diáspora. Dá-me pinta.

Muitos beijos. Força.

Arega & Cª

Maggy Fragoso said...

Arega & Cª

E eu sinto-me grata por estares aí do outro lado do Atlântico a torcer por mim... e a tomar conta de mim.

Um grande abraço para todos!

Eurídice Monteiro said...

Olá Maggy

No meu caso, aqui em Coimbra, tenho a RDP-África que me anima bastante nas noites de melancolia (leia-se quando a saudade aperta). Realmente, estando fora do país, a nossa capacidade de recepção cultural aumenta/fragiliza significativamente.

Saudações do Mondego
Eury

Maggy Fragoso said...

Olá Eury,

E é nesta distância (de tudo e de todos que nos são familiares e preciosos) que depuramos o que é realmente 'eterno' e o que é efémero.

Obrigada pela tua mensagem!

Bjo,
Maggy